Liderando de casa
29 de março, 2022 - Liderança
Uma coisa sabemos, a atual crise de Coronavírus trouxe mudanças na forma como vamos trabalhar nos próximos dias e terá repercussão em nossa Liderança.
Por: Anna Elisa Haj Mussi*
Uma coisa sabemos, a atual crise de Coronavírus trouxe mudanças na forma como vamos trabalhar nos próximos dias e terá repercussão em nossa Liderança.
Uma pesquisa realizada com 66 CEO’s por Grant Scheiber, editor fundador da Real Leaders, mostra quais são as principais experiências destes líderes para liderar de casa.
Abaixo listei algumas ATITUDES baseada na pesquisa e na minha vivência com Desenvolvimento de Lideranças e Coaching Executivo, que podem ser dicas valiosas e lições que podemos aprender com quem já está vivendo esta realidade:
CONEXÃO COM VALORES E PROPÓSITO – Reconectar e realinhar constantemente com a equipe os principais valores e o propósito da empresa. Se o momento não nos traz clareza, encontramos no propósito o fio condutor para nos mantermos conectados e energizados para cumprir nossos compromissos e entregas. Trazer a narrativa do propósito nos tira da vibração das notícias negativas e ajuda a mitigar o medo.
EMPATIA – O momento é de cuidado e atenção com o outro. Cuidar da sua equipe, se preocupar com como estão enfrentando seus medos e dúvidas sobre esta pandemia. Fazer verificações diárias de bem estar como parte da rotina para garantir saúde física e emocional. Lembrar que alguns colaboradores estarão além do trabalho cuidando de entes doentes, filhos em casa e rotinas domésticas.
TRANSPARÊNCIA – Trabalhar com medo da infecção e mais as incertezas sobre o futuro dos negócios e da empresa é algo que pode trazer grande stresse emocional. Como líder compartilhe planos de negócio, mostre os impactos e as oportunidades deste momento e busque soluções junto com a equipe para novas situações que terão que enfrentar.
COMUNICAÇÃO– comunique, comunique e comunique. Na gestão on line a comunicação se torna ainda mais importante que no presencial pois precisamos evitar a sensação de isolamento. Seja proativo em promover espaços de troca, envio de mensagens e procure fazer chamadas diárias com o time. Todos juntos, câmeras ligadas, com espaço para compartilhar experiências do trabalho, mas também falar sobre questões da nova rotina, compartilhar alguma atividade que fez com os filhos, receitas, curiosidades…
CONTROLAR O QUE VOCÊ PODE – Você não pode controlar a economia e os efeitos da crise, mas você pode controlar sua atitude perante este cenário. Foco no que precisa ser feito, mantendo sua equipe alinhada aos objetivos e resultados do negócio. Uma dica é mandar e mail para toda equipe ao final da semana, contando tudo que foi realizado e os projetos que estão para acontecer na próxima semana.
RECONHECIMENTO – Exercite o reconhecimento, expresse sua gratidão por todos que estão colaborando neste momento de enorme desafio. Assim evitamos a apatia e nos concentramos em uma vibração positiva de olhar as forças que apareceram neste cenário. Uma boa prática é que todos os dias conversem sobre algo pelo que são gratos em relação a uma atitude de um colega, um resultado alcançado, uma orientação recebida…
AGILIDADE– ser ágil, não é só sobre ser rápido, mas sobre a capacidade de se adaptar e estar flexível diante de um cenário tão incerto e volátil. Aprenda rápido, abandone hábitos que não cabem mais e esteja pronto para acolher a vulnerabilidade.
CONFIE– A Confiança é a base do trabalho à distância, busque por resultados e entregas e deixe claro quais são as suas expectativas. Trace metas, defina prioridades, acompanhe, e não faça microgerenciamento. Se você quer desenvolver uma equipe autônoma, exercite abrir mão de controlar cada passo dado e liberte-os para assumirem seu potencial e autoresponsabilidade, considerando, é claro, a prontidão de cada membro do time.
Você será lembrado pela forma como liderou nesta crise, não caia na armadilha de se apoiar nas tarefas operacionais. Se conecte verdadeiramente com a equipe, por mais desafiador que possa parecer, e verá que é uma excelente oportunidade para fortalecer seus laços e saírem ainda mais unidos e engajados.
Uma última dica, faça um Happy Hour Virtual, cada um na sua casa, com seus aperitivos preferidos…
*Anna Elisa Haj Mussi, psicóloga, pós graduada em Gestão de Pessoas pela PUCPR, MBA – Advanced Management Program pela Esade Business School Barcelona. Coach pela Pro Fit e Corporate Coach U (EUA). Coach membro do ICF – International Coaching Federation e Vice presidente do ICF- Chapter Paraná. Mestranda em Governança e Sustentabilidade pelo ISAE- FGV. Atua há mais de 20 anos com desenvolvimento humano e organizacional, em projetos de Consultoria, Desenvolvimento de Lideranças, Coaching Executivo e de equipes. Atualmente é professora em Programas de Educação Executiva e de Pós graduação em diversas instituições de ensino. Diretora da Mastery Coaching e Desenvolvimento e Diretora do Instituto Mundo do Trabalho.
*Psicóloga, Coach e Consultora para Desenvolvimento de Lideranças e Equipes. Diretora da Mastery Coaching e Desenvolvimento.