O mindset da liderança

29 de março, 2022 - Liderança

Inúmeros são os fatores que influenciam o dia a dia dos líderes no cenário de transformações que estamos vivendo. O mundo do trabalho, como conhecemos, está passando por uma revolução capitaneada pela tecnologia, que nos impõe de forma rápida, novas formas de comunicação, de modelos de negócios, relacionamentos e gestão das pessoas.

    Por: Anna Elisa Haj Mussi*

Inúmeros são os fatores que influenciam o dia a dia dos líderes no cenário de transformações que estamos vivendo. O mundo do trabalho, como conhecemos, está passando por uma revolução capitaneada pela tecnologia, que nos impõe de forma rápida, novas formas de comunicação, de modelos de negócios, relacionamentos e gestão das pessoas. É urgente que os líderes estejam preparados para atuar neste cenário, e para isto, proponho explorarmos o conceito de Mindset.Mindset significa atitute mental ou modelo mental. Podemos dividir em dois tipos de Mindset.

Mindset fixo: modelo mental que interpreta inteligência ou talentos como características inatas, que permanecem relativamente estáveis ao longo da vida. Mais limitante, esse modelo oferece uma ampla zona de conforto.Líderes que operam neste Mindset, estão a todo tempo tentando provar seus pontos de vista, esforçando-se para estarem certos, provando seu valor e buscando os erros dos demais. Não gostam de ser questionados, se defendem na frase “ eu sou assim”, e se cercam de pessoas que apenas reforçam sua autoestima.

Mindset de desenvolvimento: favorece uma visão de mundo na qual inteligência e talento podem ser desenvolvidas mediante esforço. Esse modelo enxerga o ser humano em evolução, como potenciais a serem desenvolvidos. Líderes que adotam o Mindset de crescimento, acreditam que é possível desenvolver pessoas, têm paixão por aprender, não perdem tempo tentando ocultar suas fragilidades, tratam de reconhecê-las e vencê-las. Quem tem este Mindset, não busca o conhecido, busca experiências que o farão crescer. A potência para prosseguir neste caminho, mesmo quando as coisas não vão bem ( e especialmente), é a principal marca que faz com que estes líderes prosperem nos momentos desafiadores.

E como podemos incentivar a adoção do Mindset De Desenvolvimento nas posições de Liderança?

Em programas de formação de Líderes, precisamos pensar em termos de Desenvolvimento, não de Treinamento. Pode parecer que estamos falando da mesma coisa, mas na verdade as premissas são diferentes. Treinamento foca no papel do líder; desenvolvimento foca na pessoa. Treinamento passa a receita do que se espera de um líder; desenvolvimento busca o singular em cada um. Treinamento busca aderência a um padrão; desenvolvimento busca alavancar potencial. Treinamento pode estimular o mindset fixo, desenvolvimento estimula o mindset de crescimento. De nada adianta o profissional receber uma quantidade grande de informações e teorias de como um líder deve ser, se algo não se transformar internamente. E para que uma nova atitude possa surgir, precisamos reconhecer em qual Mindset estamos funcionando. Para liderar é necessário um Mindset de crescimento, ou seja, estar aberto para o novo, para o autoconhecimento, para considerar as pessoas, para valorizar o esforço, o aperfeiçoamento, a experimentação.  O Mindset fixo, que pressupõe já saber, que não permite evoluir, impede o desenvolvimento.

Talvez por isso os treinamentos sejam recorrentes, porque o que precisa mudar é o Mindset de quem recebe as informações e a forma como a cultura organizacional acolhe este perfil. É um processo. Exercitar a vivência e experiência de acolhimento das diversidades do dia a dia, da escuta do outro e da disposição constante para revisar e construir novos conhecimentos que possam agregar ao estilo de liderança. Neste contexto o autoconhecimento se torna indispensável, pois é a partir do reconhecimento de suas potências e aperfeiçoamento de suas fragilidades que um líder pode existir.

Não podemos apenas focar nas melhores práticas da liderança, mas sim na disposição em buscar as melhores práticas a cada dia, a cada desafio que o líder enfrenta. O foco deve estar no Mindset do líder, ou seja, na capacidade de se manter aberto e flexível, podendo fazer as escolhas acertadas.

Se as empresas esperam líderes conscientes de sua responsabilidade, que possam pensar de forma crítica e estejam em busca de inovação, temos que optar pelo desenvolvimento. Treinamento tem começo, meio e fim; Desenvolvimento é permanente e exige novas respostas a cada pergunta que surge no mundo em transformação que vivemos hoje.

*Psicóloga, Coach e Consultora para Desenvolvimento de Lideranças e Equipes. Diretora da Mastery Coaching e Desenvolvimento.