Trabalho e Felicidade – Sobre a palestra com Tal Ben-Shahar

28 de março, 2022 - Trabalho

Para nossa sociedade, durante muito tempo, trabalho e felicidade eram coisas opostas. O trabalho, realizado de segunda à sexta feira e a felicidade aos sábados e domingos.

Por Anna Elisa Haj Mussi

Para nossa sociedade, durante muito tempo, trabalho e felicidade eram coisas opostas. O trabalho, realizado de segunda à sexta feira e a felicidade aos sábados e domingos. Ocorre que o trabalho ocupa lugar central em nossas vidas e configura-se como uma excelente oportunidade de colocarmos nossos talentos, energia e potencial criativo em ação. Assim, acredito que nos dias atuais, já não cabe relegarmos o trabalho ao mero status de cumprimento do dever, precisamos reestabelecer esta conexão e atribuir sentido àquilo que fazemos no nosso dia a dia. É fácil observar que ao unirmos felicidade e trabalho, encontramos os verdadeiros líderes, capazes de inspirar e influenciar pessoas, empresas e a sociedade.

Segundo pesquisa da Gallup, 91% dos profissionais não utilizam seus pontos fortes ao realizarem seus trabalhos. Como encontrar sentido se não estão desenvolvendo algo que dá prazer, que gostam de fazer?

Para Tal Bem-Sharar – fundador da Hapiness Studies Academy e professor do curso mais procurado de Harvard, A Ciência da Felicidade – precisamos estar atentos a 5 áreas que diferenciam os Líderes que conseguem obter felicidade e sucesso.

A primeira delas é trabalhar os pontos fortes (STRENGTHS), ao invés de perdemos tempo melhorando aspectos em que nunca seremos muito bons. Devemos focar em aperfeiçoar nossas forças já que muitas vezes temos tendência em olhar para o que não está funcionando, buscando oportunidades onde não há performance. Ocorre que ao valorizarmos o que é positivo, aumentamos a Auto estima e ela reverbera com maior produtividade e felicidade no trabalho.

A segunda área de atenção é saúde (HEALTH), e aqui o desgaste emocional gerado pela sociedade multitarefas, com profissionais excessivamente ocupados, que precisam entregar resultados a qualquer custo, vem contribuindo para o aumento dos afastamentos, ocasionando Depressão, Burnout, Síndrome do Pânico entre outros. Nas empresas, pesquisas revelam que o Stress é considerado o principal vilão, mas já há comprovação científica que demonstra que podemos lidar com o stress, porém precisamos de tempo de recuperação. O que adoece não é stress, mas a falta de momentos para recuperação. Muitas vezes se estabelece um ciclo vicioso de trabalho com ritmo acelerado e pouco descanso. Aqui está a chave, tempo para fazer uma refeição com calma, ter uma boa noite de sono, fazer pausas durante o trabalho, momentos de lazer e esportes. O foco não está em eliminar o stress, mas em garantir momentos de recuperação.

A terceira área é Presença (ABSORPTION), é preciso se conectar com os momentos presentes, sair do modo de busca de satisfação externa, colocando a felicidade em um objeto que ainda não se tem. A saída é valorizar e estar presente no aqui e agora. Livrar a mente de preocupações futuras, controlar a ansiedade em resolver problemas que muitas vezes não estão sob nosso controle e canalizar a energia para o que estamos fazendo no momento.

A quarta área são as Relações (RELATIONSHIPS), hoje não basta ter poder e influenciar pessoas, é preciso ter positividade e verdade. Valorizar as relações que estabelecemos, sair do modo individualista e promover um ambiente seguro, transparente, que acolha as diferenças e os erros como oportunidade de aprendizagem.

A quinta área é Propósito (PURPOSE), buscar encontrar “um chamado” através do trabalho. Durante a maior parte do tempo procurar ir além do trabalho como emprego, como carreira e fazer dele algo que coloque seu potencial em ação, que faça sentido e tenha conexão com suas forças. O Propósito é o “por que” de estar naquele trabalho, é sua contribuição pessoal para gerar impacto no mundo.

De acordo com as ideias de Tal Ben-Sharar, para que estas 5 áreas se tornem ações, precisamos escolher mudar  hábitos, repetir até que se torne automático e criar rituais que garantam que serão cumpridos. Estas 3 ações são bastante válidas e ajudam, porém na minha vivência como Coach e nos trabalhos de Desenvolvimento de Lideranças e Equipes, constato que para que a mudança de comportamento seja consistente, precisamos ir além. Aliar a estes métodos oportunidades de ampliar perspectivas, aumentar a consciência sobre quais são os modelos mentais que estão impossibilitando as mudanças desejadas, desenvolver o autoconhecimento sobre medos, inseguranças e identificar comportamentos de auto sabotagem que se repetem.

A partir de um processo de esclarecimento e autoconhecimento, aliado a decisão consciente de adotar um novo hábito, estamos nos aproximando da nossa melhor versão, onde é possível ativar as 5 áreas propostas e encontrar a combinação ideal de Felicidade e Sucesso no trabalho.

*Psicóloga, Coach e Consultora para Desenvolvimento de Lideranças e Equipes. Diretora da Mastery Coaching e Desenvolvimento.